A 1º Tenente Natália Ique Ferreira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), realiza funções como Policial das Nações Unidas (United Nations Police – UNPOL) na Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão do Sul (UNMISS), o mais novo e um dos países mais pobres do mundo, que fica ao norte do continente africano.

A Policial Militar tem 32 anos e possui mais de 13 anos de serviço dedicados à corporação paulista. Integrou a Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) desde março deste ano (2019) e atualmente trabalha na equipe de Policiamento Comunitário em Juba, capital do país, difundindo a doutrina de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Atua em conjunto com a comunidade e tem como principal missão fazer visitas diárias ao POC (Protection Of Civilians Site), e aos Campos de Proteção de Civis em decorrência dos extremos e violentos conflitos na região.


Ela tem contato direto com a população de mais de 25 mil pessoas internamente deslocadas do país que ali vivem, aproximando as autoridades policiais da população, muitas das vezes traumatizadas e em situações de muita pobreza e enfermidade.



A Tenente Natália também ministra treinamentos e provê informações de sensibilização à comunidade, bem como, para a polícia local, realizando esforços para que a as forças policiais e a comunidade possam fazer a diferença pelo bem-estar de todos!



A ONU prima pela importância e alta competência de mulheres policiais em cenários de conflitos e pós-conflitos ao redor do mundo. E por certo, que a Tenente Natália tem se destacado ao cativar a população local com suas habilidades em relacionamento interpessoal e competências de uma profissional bem preparada para lidar na promoção de direitos humanos básicos e na capacitação das instituições policiais do Sudão do Sul.

A policial militar vem se destacando e elevando o nome do Brasil e da ONU no Sudão do Sul, sendo motivo de orgulho para o seu país, governo de SP e PMESP. Ela vem mantendo o alto nível das atuações dos policiais militares brasileiros em missões de paz ao redor do mundo!

O Sudão do Sul conquistou sua independência em 2011 e apesar de ser uma jovem nação, possui grandes feridas humanitárias, resultado do caos dos conflitos internos. Em toda extensão territorial do país predomina um cenário de miséria, fome aguda e de famílias de “refugiados” devastadas pela guerra civil.