Relato da Tenente Melere (PMPR) em ação comunitária da UNPOL WOMEN NETWORK na cidade de Bentiu, no Sudão do Sul

“Hoje fomos ao mercado Rubkona, próximo a cidade de Bentiu. Fomos fazer alguns workshops para as mulheres de la. Fizemos isso através do UNPOL Women Network. Várias UNPol também participaram do evento. Aproveitamos para nos aproximarmos das mulheres e contribuir com alguns conhecimentos que temos.

Tenente Melere e suas duas tradutoras

Umas 3 semanas antes a responsável do UNPOL Women Network, UNPol Tina da Gambia foi até o mercado para conversar sobre o que poderíamos apresentar para as mulheres do mercado, que tipo de conhecimento elas necessitavam e um deles foi planejamento de negócios.

Eu pedi pra ser a responsável por esse workshop, no Brasil estou no segundo ano da faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel. E desta forma, na tarde de hoje, por volta das 14h iniciamos os trabalhos. Havia de 30 a 40 mulheres da região no evento. Tinhamos uma assistente de linguagem voluntaria traduzindo do inglês para o nuer (lingua da tribo da região) e uma outra traduzindo do nuer para o árabe.

Expliquei alguns conceitos básicos de negócios como preço de custo, preço de mercado, lucro, dificuldades iniciais dos negócios, claro que houve várias dificuldades, em especial a barreira linguística e até mesmo algumas coisas culturais, mas pude perceber que muitas estavam bastante interessadas e muitas delas ja exercem algum tipo de negócio e isso faz com que elas já tenham algum entendimento e possam desenvolver ainda mais essas atividades e melhorando-as ainda mais o que fortifica o empoderamento e a autonomia da mulher sul sudanese.

As moças da comunidade também ensinaram a fazer mandazzi (é como se fosse o bolinho de chuva do brasil). Além das instruções de preparo e receita elas também dicas de higiene.”

A Cabo Daleprane, da Polícia Militar do Espírito Santo, também participou das atividades.

Deixe um comentário