O Departamento de Justiça anunciou hoje que o Chefe do “Departamento de Biologia-Química e Química” da Universidade de Harvard e dois chineses foram acusados de conexão em prover apoio a República Popular da China.
O Dr. Charles Lieber, 60 anos, Chefe do Departamento de Biologia-Química e Química da Universidade de Harvard, foi preso na manhã de hoje indiciado por crimes de falsidade material e declaração falsa. Ele foi apresentado nesta tarde à Juiza Marianne B. Bowler, do Tribunal Federal de Boston, estado de Massachusetts.
Ye, cidadão chinês, foi acusado hoje de uma acusação de fraude em vistos, declarações falsas, e atuar como agente de um governo e conspiração estrangeiros. Ele está atualmente na China.
Zaosong Zheng, 30 anos, cidadão chinês, foi preso em 10 de dezembro de 2019, no Aeroporto Internacional Logan de Boston e acusado de queixa criminal por tentar contrabandear 21 frascos de pesquisa biológica para a China. Em 21 de janeiro de 2020, Zheng foi indiciado por uma quantidade de contrabando de mercadorias dos Estados Unidos e outra por fazer declarações falsas, fictícias ou fraudulentas. Ele está detido desde 30 de dezembro de 2019.
Continue a ler no sítio do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América ver