Bolsonaro pode recriar o Ministério da Segurança Pública

Após o pedido de demissão do Ministro Sérgio Moro, que contou com várias denúncias ao Presidente da República Jair Bolsonaro, os dias têm sido conturbados, gerados pela exoneração do Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, sem o conhecimento do então-ministro.

Os nomes mais cotados, inclusive confirmados nos bastidores e mídia, eram do Ministro Jorge Oliveira para o cargo de Ministro da Justiça, e do delegado Alexandre Ragamem para o cargo de Diretor Geral.

Durante o fim de semana, o Palácio da Alvorada recebeu muitas visitas de ministros, incluindo o de Jorge Oliveira.

Segundo a CNN Brasil, a “ala militar” do governo, composto pelos militares que assessoram o Presidente, o teriam convencido a rever as indicações, em particular, o cargo de Ministro da Justiça.

O Ministro-Chefe da AGU, André Mendonça, figura agora como principal nome para a pasta da Justiça.

Ouvindo clamor dos estados e Distrito Federal, existe grande possibilidade da recriação do Ministério da Segurança Pública, tema deixado de lado na atual gestão, conforme muitos especialistas, visto que os enfoques do Ministério da Justiça e da Segurança Pública eram do combate ao crime organizado e corrupção, não abrangendo com os tipos penais sentidos diretamente pelo cidadão e que envolvem os crimes do dia a dia.

Para essa pasta, o Ministro Jorge Oliveira seria o mais provável a ocupar o cargo.

Alexandre Ramagem deve ser confirmado como Diretor Geral da Polícia Federal.

As nomeações estão previstas para publicação em Diário Oficial da União na manhã do dia 28 de abril de 2020.

Deixe um comentário