O Brasil ainda não possui a patente de Oficial-General de 1 estrela

As Forças Armadas brasileiras possuem 3 postos no ciclo de oficiais-generais, a saber (1):

MARINHA:

Almirante de Esquadra:

AlmirantedeEsquadra MB.png

Vice-almirante:

Vice-Almirante MB.gif

Contra-almirante:

Contra-Almirante MB.png

EXÉRCITO:

General de Exército:

General do Exército.gif

General de Divisão:

Insígnia de General de Divisão.gif

General de Brigada:

Insígnia de General de Brigada.gif

AERONÁUTICA

Tenente-Brigadeiro:

Tenente-brigadeiro FAB.gif

Major-Brigadeiro

Major brigadeiro.gif

Brigadeiro:

Brigadeiro FAB.png

Como herança de Portugal, os oficiais iniciam com a patente de oficial-general de 2 estrelas e nunca consideraram o oficial-general de 1 estrela.

Entretanto, os estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e das Organizações das Nações Unidas (ONU) demandam para as suas diversas funções a figura do Brigadier-General, inexistente na legislação nacional, mas existentes nos Estados Unidos, Canadá, Europa etc.

Há poucos anos, Portugal foi instado pela OTAN e informado que não aceitaria indicações das patentes de coroneis nem de oficiais de 2 estrelas e se Portugal não criasse a patente de Brigadier-General (1 estrela), ficaria de fora de todas as oportunidades de participação em eventos da OTAN, União Europeia e ONU.

Como tendência e demanda mundial, em poucos dias a República Portuguesa criou a patente de oficial-general de 1 estrela, o Brigadier-General, que é mais utilizado pelo Exército e até pela polícia de alguns países. A exigência da OTAN, ONU e outros organismos regionais visam que não exista em uma mesma missão ou estrutura, um oficial subordinado a outro de igual grau hierárquico, bem como existir um vácuo entre um oficial-general de 2 estrelas e um coronel, visto que dezenas de países possuem o posto de Brigadier-General, ainda inexistente no Brasil.

Por exemplo, para fins de traduções, por exemplo, o General de Brigada brasileiro é interpretado como sendo um oficial-general de 1 estrela, diferente do que ocorre na realidade (2 estrelas).

Segundo relatos, as Forças Armadas já realizaram estudos e têm projeto pronto para que uma lei crie o quarto posto dentro do ciclo de oficiais-generais.

Exemplo de Brigadier-General:

Exército dos Estados Unidos da América:

US-O7 insignia.svg

Exército da República Portuguesa:

19 - Brigadeiro-general.svg

(1) Cada Força possui também o posto de oficial-general de 5 estrelas, mormente, utilizadas somente em casos de guerras.

MARINHA:

Almirante:

AlmiranteMB.png

EXÉRCITO:

Marechal:

Marechal.gif

AERONÁUTICA:

Marechal do Ar:

Marechal do Ar FAB.gif

Deixe um comentário