Nunca diga a seu filho “A POLÍCIA VAI TE PRENDER OU TE LEVAR” quando ele fizer algo errado


A falta de confiança da população em policiais é um problema emocional, tanto social quanto familiar. Psicólogos alertam para o fato de que os pais podem ser os responsáveis por este tipo de pavor que as crianças têm da polícia e isso pode ser prejudicial para os para o desenvolvimento dos pequenos.
(Sim, temos más e péssimos policiais, como em todas as categorias profissionais, mas este não é o cerne deste post).
“Há muitos casos de crianças que têm receio ou medo da figura do policial. Quanto mais nova for a criança, maior a chance de os temores aflorarem de forma mais intensa. Um exemplo disso são moradores, incluindo as crianças, de uma cidade ou bairro com maior incidência de crimes”.
Para o desenvolvimento de uma sociedade, faz-se necessário um engajamento que envolva todos os membros da comunidade e o fortalecimento de suas instituições, como a polícia. Países mais desenvolvidos tem um alto nível de confiança na polícia, inclusive com projetos sociais que envolvem crianças e adolescentes e os órgãos policiais, promovendo interação e respeito mútuo, desde cedo.
Ainda estamos longes de um universo mais próximo dessa realidade, mas depende de cada um de nós, que pertencemos a essa sociedade. Carecemos de Políticas Públicas para tais fins, com continuidade e não apenas vigentes durante governos. Avaliadas e com intensa participação social.
Cuidado com as brincadeiras e ajude seus filhos a construírem uma país melhor.

Direitos humanos começam dentro de casa!

Deixe um comentário