Finlândia aumenta o direito de licença paternidade

“Nove em cada dez homens tiram licença parental na Suécia. Enquanto isso, aqui nos EUA… 5% dos novos pais tiram pelo menos duas semanas de licença parental (por Richard Petts na sociologia do Ball State). É hora de acabar com o estigma em torno da licença paternidade remunerada. Todos se beneficiam quando normalizamos a licença paternidade remunerada — pais, mães, filhos, sociedade.

“Uma nova lei de família está agora em vigor na Finlândia que redefine o tempo de licença parental e a quantidade ou duração dos benefícios de cuidados com a criança. Para ambos os pais. Pela primeira vez, tanto mães quanto pais têm direito à licença parental do mesmo tempo.

Ambos os pais recebem pensão alimentícia por 160 dias cada, o que soma quase um ano. Além disso, há uma bolsa maternidade. Juntos, os pais podem, portanto, ficar em casa com seus filhos por cerca de 14 meses. Um dos pais pode transferir até 63 dias de referência para o outro.

A ministra dos Assuntos Sociais, Hanna Sarkkinen, espera que esta reforma melhore a posição das mulheres no mercado de trabalho. E, além disso, também dar aos pais mais tempo com seus bebês.

Anteriormente, a licença maternidade consistia em uma licença maternidade que poderia ser sacada por 105 dias — a partir da data calculada de nascimento. Os pais tinham direito ao benefício de paternidade por 54 dias, enquanto o subsídio de creche poderia ser reivindicado por um dos pais ou ambos os pais em conjunto por 158 dias.” — Scoop Media (Nova Zelândia)

Imagem: The Female Quotient

MarshallPlanForMoms #PaidLeave #PaternityLeave #Finland

Deixe um comentário