Dia Internacional do Peacekeeper da ONU (boina/capacete azuis)

Desde 1991, cerca de 500 mulheres e homens policiais militares brasileiros atuaram no monitoramento, aconselhamento, fiscalização e reestruturação das polícias e órgãos dos sistemas judicial e criminal, promoção e verificação de direitos humanos, treinamentos, desenvolvimento, operações, e várias outras atividades em países em conflitos ou pós-conflitos em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O escopo de atividades é extenso e todos objetivam, juntamente com os componentes civis e militares, contribuir com a promoção da paz e segurança internacionais em todos os continentes.

A primeira participação policial brasileira deu-se na UNAVEM II em Angola (1991), com a chegada inicial de um pequeno grupo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sendo logo após reforçada por policiais militares de Minas Gerais (PMMG). O então Capitão PMDF Antônio Ribeiro da Cunha, mais antigo dentre os oficiais e praças, foi designado para ser o chefe do componente policial da missão (1991/1992), tendo o seu substituto, Capitão PMDF Sérgio Vasquez, também exercido a mesma função (1992/1993). Policiais militares de quase todos os estados e do Distrito Federal representaram com muito orgulho as suas corporações e o Brasil, abdicando do convívio familiar por um longo período em prol de povos mais necessitados em estados colapsados por guerras e genocídios.

Capitão PMDF Ribeiro

Outros tantos exerceram funções de destaque, como o Coronel PMERJ Lima Castro, Comissário Interino da Polícia da ONU no Timor Leste, e o Coronel PMDF Nelson W. Garcia, Senior Police Adviser na missão de paz na Guiné-Bissau, os quais muito bem ilustram o potencial e a capacidade dos que por mérito próprio estudaram e seguiram a caminhos muitas vezes desconhecidos para atuar em processos de construção da paz, consolidação dos direitos humanos e ações humanitárias diversas.

Sergio Vieira de Mello (SRSG), Coronel PMERJ Lima Castro, então Presidente FHC, e Coronel PMERJ Carvalho.

Policiais militares brasileiros estiveram presentes em 12 países, em todos os continentes, em missões com nomenclaturas distintas e na Divisão Policial da ONU em sua sede em NY/EUA.

Comemorações em todo mundo

Na presente data, 29 de maio, em todo mundo, o International Day of UN Peacekeepers é celebrado por instituições e governos, rendendo homenagens aqueles que faleceram em missões de promoção da paz e segurança. Desde a primeira missão de paz em 1948, cerca de 3.800 policiais, civis e militares peacekeepers tombaram em serviço nas 72 missões de paz da ONU desde a sua criação.

Na sede da ONU, em Nova Iorque, o Secretário-geral Antonio Guterres presidiu a solenidade de entrega de coroa de flores no Memorial do Peacekeeper, contando com a presença de inúmeros veteranos e convidados.

Da mesma forma, condecorou representantes de 38 estados-membros com a “Medalha Dag Hammarskjold” em reconhecimento aos 98 mantenedores da paz que faleceram no ano de 2018.


Neste ano, a Medalha “Captain Mbaye Diagne Medal for Exceptional Courage” foi entregue a viúva do Soldado Chitete, Sra. Lachel Chitete, por suas notáveis ações na República Democrática do Congo, que ajudaram a salvar a vida de seus camaradas e proteger muitos civis em zonas em conflito.

No Brasil, além das Forcas Armadas e Ministério da Defesa, várias corporações policiais militares realizam anualmente solenidades para homenagear os seus “boinas azuis” da ativa e os que já estão na inatividade.


Nos últimos anos o CNCG tem buscado estreitar as relações com os órgãos federais a fim de aprimorar e aumentar a participação dos policiais militares nas missões de paz e segurança no cenário internacional, certo da contribuição para com o Estado brasileiro e sua política externa, assim como ao reconhecer a importância dos valores agregados e conhecimento adquiridos por oficiais e praças, os quais poderão contribuir com significativa modernização em técnicas, culturas e doutrinas internacionais na seara da atividade policial e da segurança pública.


O CNCG saúda e homenageia a todos os policiais militares brasileiros veteranos de missões de paz e que muito honra o nosso país e nossas instituições com suas contribuições em prol da paz e da segurança junto a comunidade internacional. 

São motivos de orgulho nacional e para vossos familiares.

Países onde o Brasil se fez presente nos componentes policiais das missões de paz da ONU com policiais militares:


1. Angola


2. Moçambique


3. El Salvador


4. Guatemala


5. Sudão


6. Sudão do Sul


7. Guiné-Bissau


8. Kosovo

9. Ex-Iugoslávia


10. Timor Leste


11. Haiti

12. EUA (Divisão Policial no QG da ONU)


Fonte: Pagina do CNCG no Facebook.

Deixe um comentário